Consórcio sustentável de banana e açaí gera renda para famílias de Alto Boa Vista

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Programa REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Com o apoio do Programa REM Mato Grosso, a Associação Pró-Cidadania e Desenvolvimento de Alto Boa Vista desenvolveu o projeto 'Cadeia de valor da banana in natura em consórcio com o açaí de forma sustentável', no Assentamento Casulo Vida Nova, que fica no município de Alto Boa Vista.

Por meio dessa iniciativa, agricultores familiares conquistaram maior autonomia, renda e conhecimento técnico para um cultivo sustentável.

Com investimento de 807 mil reais pelo REM, o projeto beneficia diretamente 84 famílias agricultoras, fortalecendo cadeias produtivas, melhorando a infraestrutura local e ampliando o acesso à água de qualidade.

Um dos marcos mais celebrados pela comunidade foi a implantação do sistema de abastecimento de água, que envolveu a perfuração de um poço artesiano, instalação de bombas e painéis solares para o sistema de irrigação em 10 propriedades.

Para garantir a produtividade do consórcio de banana e açaí, foi implantado um sistema de controle por gotejamento com materiais distribuídos aos beneficiários.

Foram realizadas capacitações teóricas e práticas, ministradas pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, abordando temas como manejo hídrico, instalação de sistemas de segurança, uso de tensiômetros e manutenção de equipamentos.

A formação teve participação ativa de 10 agricultores, incluindo mulheres e jovens.

Por meio do projeto foram entregues também três mil 640 mudas de banana e 600 de açaí, todas oriundas de viveiros certificados.

Os agricultores receberam orientações técnicas para o plantio consorciado, análise de solo, cálculo e adubação, além de estratégias de combate a política, que vinham afetando severamente os bananais no estado.

O projeto viabilizou ainda a reforma de uma agroindústria local, promovendo melhorias como instalação elétrica, ampliação de salas, substituição de portas e janelas, e pintura geral.

Com o espaço adaptado e a compra de um caminhão baú refrigerado, a logística de escoamento de polpas e frutas in natura tornou-se mais eficiente, reduzindo perdas e ampliando o alcance comercial.