| Consórcio que ganhou a concessão de quatro aeroportos de Mato Grosso só começa a administrar os terminais em dezembro.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O Consórcio Aeroeste, que venceu a disputa pela concessão de quatro aeroportos de Mato Grosso, em Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, deve começar a administrar todos os terminais a partir de dezembro deste ano.
A empresa já foi habilitada e a previsão do Governo do Estado é que até o dia 30 de julho o contrato seja assinado. Sendo assim, a Aeroeste terá o controle total dos quatro aeroportos até dezembro deste ano.
A empresa Socicam é a “cabeça” do consórcio, com 85% da participação na parceria. A Sinart ficou com outros 15%.
Atualmente, a Socicam administra 10 aeroportos no país, sendo dois em Goiás, três em Minas Gerais, três na Bahia e mais dois no Ceará.
As empresas vencedoras do certame devem apresentar o plano de Transferência Operacional entre os meses de agosto e setembro deste ano, 40 dias após a efetivação do contrato.
A operação assistida dos aeroportos, ação que envolve a Infraero e as concessionárias, está prevista para outubro e novembro.
Dentre as melhorias que as empresas terão que implementar nos terminais a curto prazo estão, por exemplo, a melhoria da climatização, acesso à internet gratuita, wi-fi nos terminais, adequação de banheiros e atualização de sinalização aeroportuária.
Durante os cinco primeiros anos de concessão, será investido mais de 380 milhões de reais nos quatro aeroportos. O investimento previsto ao longo das três décadas é de 770 milhões. Com a concessão de 30 anos, é esperado que o número de passageiros ao ano triplique até 2049.
Os quatro aeroportos do Estado movimentam juntos cerca de três milhões e 200 mil passageiros por ano, sendo que o maior fluxo é do Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, que fechou 2018 com movimentação de três milhões de embarques e desembarques.
O aeroporto de Sinop recebe em média 150 mil passageiros ao ano, o de Alta Floresta 110 mil e de Rondonópolis 90 mil.