CONSIGNADOS. Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater aumento nos repasses à Capital Consig

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Samantha dos Anjos

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, na manhã desta terça-feira, uma audiência pública para discutir o convênio da empresa Capital Consig com o Governo do Estado, por meio da Seplag, Secretaria de Planejamento e Gestão.

O debate foi proposto pelo deputado estadual Wilson Santos, do PSD, e vai acontecer no plenário das deliberações Renê Barbour, em Cuiabá.

A pauta envolve a atuação da Capital Consig como uma das instituições habilitadas para operar empréstimos consignados junto aos servidores públicos estaduais.

Segundo dados da própria Seplag, entre maio de 2024 e abril de 2025, os valores repassados às consignatárias ultrapassaram um bilhão e 700 milhões de reais, com destaque para o Banco do Brasil, Santander, Sicredi, MT Saúde e a própria Capital Consig.

O crescimento da Capital Consig tem chamado atenção.

No segundo quadrimestre de 2022, a média movimentada pela empresa era de um milhão de reais.

Já no primeiro quadrimestre de 2025, o volume superou 48 milhões, o que representa um salto de mais de 4.700% em menos de três anos.

Devem participar da audiência representantes do Governo do Estado, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, sindicatos de servidores, da Delegacia do Consumidor e demais órgãos de controle.

A expectativa é que sejam discutidos critérios de transparência, controle e impactos dos consignados na renda dos servidores públicos.

Santos destacou a importância de apuração detalhada dos contratos firmados com os servidores públicos estaduais.

Segundo o parlamentar, o superendividamento está diretamente relacionado ao momento de fragilidade financeira enfrentado pelos servidores. Wilson lembrou que toda relação contratual deve ser pautada pela boa fé.