Conferencia Estadual de Saúde de Mato Grosso discutem propostas e soluções práticas.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
Ao longo da semana esteve ocorrendo no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá, A 9ª Conferência Estadual de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde”. Nomes importantes dos 141 municípios do estado estiveram presentes para discutir e apresentar as propostas para elaboração de Políticas Públicas em Saúde.
“Nós temos o sistema mais democrático do mundo na área da Saúde, que é o SUS. Não tem exemplo no mundo de um Sistema Único de Saúde como temos no Brasil. Como ele também tem suas fragilidades, nada melhor do que, com frequência, debatê-lo. Este é um evento que tem representatividade, portanto, tenho certeza que haverá um debate rico”, abre o presidente do CES, Gilberto Figueiredo.
Além disso, ele citou a importância de melhorar a gestão dos recursos que são pagos e trabalhar para ampliar esse sistema. No fim da conferência, vão ser escolhidos delegados estaduais que levarão as propostas de Mato Grosso para o âmbito federal, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
Voz: Guilherme Alves