| Concessionárias registram queda de 45% nas vendas de veículos novos em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um balanço divulgado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores apontou uma queda de 45,28% no comércio de veículos novos em Mato Grosso, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, em abril deste ano foram emplacados cinco mil 173 automóveis, caminhões, ônibus, entre outros. Já em abril do ano passado foram emplacados nove mil 453 veículos.
A entidade alerta que o impacto do coronavírus no setor automotivo vai muito além da diminuição das vendas.
No segmento de automóveis e comerciais leves a queda é de 40,75%. Para caminhões e ônibus, a baixa é de 52,39%. Para motos, o percentual de redução de vendas é de 50%.
Isto porque a redução das importações e a redução de produção de uma maior variedade de modelos também preocupam, porque colocam o estoque de peças e acessórios em risco.
Segundo a federação, com as lojas fechadas, os negócios reduzidos e a economia em crise, as expectativas para o próximo mês continuam baixas.
"Ainda é muito difícil falar sobre como será a retomada. A situação das concessionárias é bastante crítica", avaliou o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores em Mato Grosso, Paulo Boscolo.