Concessionária prevê aumento de 22% no tráfego de veículos leves na BR-163 nesta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria Rota-do-Oeste

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

Com a chegada das comemorações de final de ano, o tráfego de veículos leves na BR-163 em Mato Grosso começa a crescer nesta sexta-feira, podendo atingir um aumento de até 22% em relação aos primeiros dias de dezembro.

Assim como nos demais feriados prolongados registrados em 2021, a Concessionária Rota do Oeste estima uma redução na presença dos veículos de carga de até 5% para o primeiro dia de feriado prolongado.

Como forma de ampliar a assistência e orientação aos motoristas, a Concessionária realiza operação de tráfego especial durante as festividades. 

Para quem está apostando em uma viagem de carro com a família, a Rota do Oeste reforça a importância da manutenção veicular para evitar transtornos durante o percurso.

As panes mecânicas costumam aumentar 10% durante os feriados, atrapalhando e atrasando a viagem.

A maioria dos casos poderiam ser evitados se os cuidados de manutenção fossem adotados. 

O gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira, lembra que a manutenção básica evita transtornos e amplia a segurança de quem trafega por rodovias.

 “Estamos falando de uma avaliação básica do veículo: verificação de óleo, freio, condições dos pneus, limpadores de para-brisa. A verificação desses itens é um cuidado básico que todo e qualquer deve ter, principalmente quando pensa em viajar longas distâncias”. 

Ferreira frisa ainda sobre a importância da direção defensiva, seguindo as normas de trânsito e sinalização.

A BR-163, em Mato Grosso, tem características diferentes da maioria das rodovias, visto que conta com tráfego intenso de veículos de carga, o que requer ainda mais cuidado.

O levantamento da Concessionária aponta que o primeiro dia de feriado será o mais movimentado, sendo que o domingo, será a data com o menor movimento de automóveis, com queda de até 27%, e carretas, redução de até 25%.

Já o fluxo de veículos de passeio no sábado e segunda-feira, dia 27, será semelhante e deve ter um crescimento médio de 5%.