Conab revela que chuva em dezembro favoreceu plantio e desenvolvimento da safra verão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os bons volumes de chuva em todo o Brasil na primeira quinzena de dezembro favoreceram a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, em parceria com o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura.

O boletim destaca que “os gráficos de evolução do índice de vegetação dos principais estados produtores de grãos indicam condições gerais favoráveis de desenvolvimento. Apesar do atraso na semeadura, o índice da safra atual está evoluindo próximo ou acima dos ciclos anteriores”.

A publicação revela ainda que “em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, o índice de vegetação da safra atual superou o valor mais alto do índice das safras passadas, em função da condição das lavouras e do menor escalonamento do plantio.

Ainda de acordo com a Conab, o plantio de arroz na região Sul está praticamente encerrado.

A Companhia aponta ainda que o milho primeira safra tem bom desenvolvimento em quase todo o país e a semeadura da soja recuperou o atraso inicial, com colheita próxima.

Apenas no semiárido do Nordeste e em partes do Matopiba as chuvas foram escassas ou irregulares.

Matopiba é a região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia.

“Isso impactou as lavouras de soja e milho primeira safra nas regiões nas quais foram registradas essa condição climática adversa”, ressalta a estatal no boletim.