04 Conab prevê recorde na produção de grãos na safra 2425. Soja deve liderar.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de mais de 322 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,2%, ou seja, 24 milhões e meio de toneladas superior ao volume obtido no ciclo 2023/24.
Caso o resultado seja confirmado, esta será a maior safra registrada na série histórica da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.
Já com relação à área, a expectativa é que sejam semeados mais de 81 milhões de hectares na atual safra, somando todos os ciclos de produção.
Os números constam no terceiro levantamento da safra de grãos divulgado pela Companhia, recentemente.
Segundo o presidente da Companhia, Edegar Pretto, as chuvas ocorridas até o momento favorecem as lavouras nos principais estados produtores.
Segundo ele, em alguns locais houve curtos períodos de falta de chuva, mas não o suficiente para influenciar na estimativa de um novo recorde na produção brasileira de grãos.
Para o milho, a previsão é de uma produção total de 119 milhões de toneladas, 3,4% acima da safra anterior.
Apenas no primeiro ciclo do cereal, é esperada uma colheita de quase 23 milhões de toneladas.
A semeadura da primeira safra do cereal já ultrapassa 70% da área e as condições climáticas, nas principais regiões produtoras, favorecem as lavouras.
A Conab também prevê também uma elevação de 3% na área destinada ao cultivo de algodão, com o plantio chegando a aproximadamente 2 milhões de hectares, o que resulta em uma estimativa de produção de pluma em quase quatro milhões de toneladas.