Conab aponta que país bate recorde histórico de exportações de frutas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: gov.br

 

Por Lucas Cupertino*, estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Em 2021, o Brasil bateu recorde histórico de exportações de frutas, segundo dados apresentados no Boletim Hortigranjeiro 2022 divulgado pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O faturamento superou a casa de US$ 1 bilhão, sendo 20% maior que o registrado até o final de 2020. Outro destaque foi o volume de frutas frescas vendidas para outros países, que ultrapassou um milhão de toneladas, 18% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

As frutas mais exportadas foram mangas, com 20% do total, seguido pelos melões, com 14% das exportações. 

Os principais destinos desses alimentos foram a União Europeia, com 48% das exportações, seguida dos Estados Unidos e do Reino Unido, com 16% e 14% respectivamente. 

Segundo Joyce Fraga, gerente de estudos do mercado hortigranjeiro da Conab, uma série de fatores favorecem a quebra do recorde de exportação: "Nós temos uma série de fatores que explica esse recorde na exportação de frutas, a demanda externa muito aquecida dos países procurando frutas, procurando uma alimentação mais saudável após a pandemia. Também a boa produtividade das frutas brasileiras, a qualidade dessas frutas que vão ser exportadas. E com isso a gente tem alcançado esses níveis bem elevados de exportação de frutas."

De acordo com o Ministério da Agricultura, a abertura de novos mercados, por meio de parcerias entre países, também contribuiu com esse número. Desde 2019, foram abertos mais de 150 novos mercados externos para produtos agropecuários pelo Ministério.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.