| Comprovante de vacinação contra covid passa a ser exigido para entrar nos prédios da UFMT.mp3 |
Foto da manchete: UFMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O desembargador Federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou que seja exigido certidão de vacinação contra covid-19 a todos que entrarem nas dependências da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.
A associação pediu a revogação da decisão que autorizava o acesso de não vacinados à universidade.
A decisão é da última segunda-feira, e anula determinação anterior que havia dispensado o passaporte da vacina.
O posicionamento do magistrado atende aos argumentos apresentados em ação movida pela Adufmat, Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, que alerta para o risco à saúde dos professores ao serem expostos ao contato de pessoas não vacinadas contra a doença que já matou milhares de pessoas no Brasil.
“A manutenção da decisão anterior expõe os professores, técnicos e estudantes à convivência com pessoas propensas a disseminação do vírus da Covid-19, tornando o ambiente universitário insalubridade’”, diz trecho da decisão do magistrado.
Com base na argumentação e riscos à saúde diante da elevação do número de casos da doença, o juiz aceitou o pedido da Adufmat.
As aulas presenciais na universidade foram retomadas no dia 11 de abril e, até o momento, não há cobrança da comprovação de vacinação.
Por enquanto a UFMT não definiu quando começa a cobrar e como será o controle do passaporte da vacina para entrar nos prédios da universidade em todo estado.