Compras na "black friday" exige atenção contra golpes cibernéticos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TJMT

Por Angela Jordão – Rádio TJ

O final do mês de novembro marca uma das datas mais importantes para o comércio, a Black Friday.

Os comerciantes aproveitam a data, promovida sempre na última sexta-feira de novembro, para oferecer aos consumidores brasileiros descontos e promoções extremamente atrativas, especialmente nas compras on-line.

Mas, junto com as promoções crescem os casos de fraudes e crimes cibernéticos. Por isso, é essencial que os consumidores tomem precauções para não cair em golpes e efetuar suas compras de forma segura.

A equipe de Segurança da Informação da Coordenadoria de Tecnologia da Tribunal de Justiça de Mato Grosso aponta que os golpes mais comuns nesse período são os chamados ‘Phishing’, que são os sites que direcionam o consumidor para uma ‘cópia’ do site original, mas que é operado pelo golpista. Assim, é compra é realizada, o consumidor faz o pagamento, mas não recebe nenhuma mercadoria. 

Outro caso comum são os vírus de computador, que podem copiar os dados do cliente no momento do pagamento da compra online e depois enviar as informações para outras pessoas.

Nestes casos, uma das soluções é utilizar um cartão virtual de compra única, que pode ser adquirido junto a instituição bancária do cliente. 

Outra medida é sempre checar se o endereço eletrônico ou a URL é de uma empresa real e de remetentes confiáveis. Na dúvida, o melhor é não efetuar a compra.

As ofertas exageradas também podem ser uma armadilha. Se os preços estiverem muito diferentes das outras empresas, provavelmente é um golpe.

Por fim, a recomendação é criar senhas fortes e utilizar duplo fator de autenticação nos sites e aplicativos de mensagens e bancários.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.