Compras de Natal: Procon de Mato Grosso dá dicas de cuidados para consumidores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O Procon de Mato Grosso elaborou dicas importantes para auxiliar o consumidor nas compras de Natal.

Segundo estudo realizado pelo Instituto e Análise da Fecomércio-MT, os mato-grossenses devem gastar um valor médio de 367 reais e 83 centavos com os presentes.

Roupas, acessórios, brinquedos, perfumes e cosméticos, eletrônicos, decoração e alimentação para casa estão entre os setores que devem registrar maior procura.

Nas dicas do órgão o alerta vai para planejamento e pesquisa antes de sair às compras. Além disso, o Procon afirma ser importante que o consumidor guarde os panfletos das ofertas para garantir o cumprimento das promoções.

É importante ainda verificar as informações nas etiquetas dos produtos. Ver sempre os dados de produção, do fabricante, do tamanho, qualidade, etc.

O Procon destaca ainda que brinquedos destinados a crianças de até 14 anos devem ser certificados pelo Inmetro, o  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Além de afirmar que o pagamento a vista, na maioria dos casos é mais vantajoso, o Procon também lembra ao consumidor para que fique atento as condições de troca dos produtos comprados.

Entre outras dicas, o órgão destaca a importância de pedir a nota fiscal do produto.

Reclamações ao Procon podem ser feitas pelo 65 9 9228 3098, no WhatsApp. Há ainda a possibilidade de reclamar pelo consumidor.gov.br.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.