| Como fomento a política de leitura, Prefeitura de Juína compra livros de escritores mato-grossenses.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A prefeitura de Juína recebeu os exemplares da primeira compra exclusiva de livros de autores mato-grossenses e torna-se o primeiro município de Mato Grosso a implantar uma política de valorização dos autores locais e regionais.
Ao todo são 220 livros, sendo 22 títulos de 13 autores mato-grossenses que serão divididos entre às bibliotecas pertencentes ao Sistema Municipal de Bibliotecas, recém-criado pela prefeitura, composto por bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
Uma segunda compra está prevista para o segundo semestre deste ano onde outros autores serão contemplados.
Este formato de aquisição foi garantido pelo Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e também pela Política Municipal do Livro que garantem recursos financeiros para o incentivo à produção editorial local e o desenvolvimento da economia do livro no município de Juína.
Além disso, com a aprovação destas duas leis, passa ser obrigatória a aquisição anual de livros de autores e escritores mato-grossenses ou residentes no estado.
Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, a lei da Política Municipal do Livro foi criada a partir de conversas com os escritores e imortais da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene Carvalho e Eduardo Mahon, no ano passado.
Na primeira etapa do projeto, a Prefeitura de Juina adquiriu obras de escritores como Eduardo Mahon, Ivens Cuiabano Scaff, Aclyse Mattos, Marta Cocco, Elizabeth Madureira, Lucinda Persona, Luciene de Carvalho e Marilza Ribeiro, entre outros.