Comitê do Fogo se prepara para enfrentar o período crítico de queimadas florestais em Mato Grosso .mp3 |
O Comitê do Fogo começou as reuniões de preparação e planejamento para o período crítico de queimadas florestais em Mato Grosso nesta semana.
A 1ª reunião ordinária aconteceu na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e teve a participação de vários órgãos e instituições públicas e privadas e Organizações Não Governamentais.
Durante a reunião foram abordados temas como o planejamento 2019 de prevenção e combate a incêndios florestais, planejar ações e prever recurso para o PPA 2020/2023 e estabelecer a forma como cada órgão, de acordo com suas responsabilidades, vai contribuir no planejamento dos meses que antecede o período proibitivo de queimadas.
Uma das formas das entidades contribuírem é a preparação de cursos de combate a incêndio florestal, qualificação de brigadistas e planejamento da Semana de Prevenção e Preparação para os incêndios florestais nos municípios.
O Estado está na terceira fase do Plano de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais, que traz o planejamento das ações de prevenção, preparação, controle, resposta rápida e responsabilização às queimadas ilegais em Mato Grosso.
Uma das novidades para 2019 é o planejamento para o início da queima prescrita em unidades de conservação, atividade que tem o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade e já é realizada com sucesso pelo instituto federal há alguns anos.
A prática é usada para facilitar o controle da queimada durante o período crítico e evitar a ocorrência de grandes incêndios.
As vantagens incluem desde a conservação ambiental até a redução de emissão de CO2 e economia para os cofres públicos.