Comitê do Fogo planeja queimadas controladas para prevenir grandes incêndios florestais.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar estudam aplicar a técnica de Manejo Integrado do Fogo, que diminuirá o material que serve de combustível para grandes incêndios. Para iniciar as operações o grupo se reuniu nessa quarta feira afim de avaliar o uso no cerrado mato-grossense.
O MIF é uma técnica utilizada em diversos países. Inicialmente, profissionais da Sema, com o acompanhamento de professores e alunos da UFMT, pretendem aplica-lo na Area de Proteção Ambiental da Chapada dos G uimarães.
“O fogo controlado é prescrito assim como uma receita médica. Então, são indicadas as áreas para queima, fragmentando a vegetação para dificultar a propagação dos incêndios que causam grandes danos ambientais e prejuízos econômicos”, explica o secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel BM Paulo Barroso.
A técnica já é utilizada no bioma cerrado desde 2012 em um projeto desenvolvido na região do Jalapão, em Tocantins. De acordo com projeções, a cada 8 reais investidos na prevenção dos incêndios, a economia para combater o fogo pode chegar a até 320 reais.