Começou nesta segunda-feira a pesquisa PNAD Covid feita pelo IBGE por telefone

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Vinícius Antônio

A PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, começou a ser coletada, exclusivamente por telefone, nesta segunda-feira.

 

Em Mato Grosso, 156 entrevistadores do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo 43 em Cuiabá, vão telefonar neste mês para cinco mil 284 domicílios, distribuídos em 97 cidades com o objetivo de acompanhar os efeitos do novo coronavírus na saúde, no trabalho e na vida da população.

 

Em todo o Brasil, dois mil agentes de pesquisa do instituto vão entrevistar moradores de mais de 193 mil residências.

 

A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar.

 

“Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.

 

Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador.

 

Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.

 

A PNAD Covid também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, ou teletrabalho, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

 

Em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para evitar a propagação do vírus, a pesquisa será realizada apenas por telefone. Portanto, se receber uma ligação do IBGE atenda e responda ao agente de coleta. 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.