Começou nesta segunda-feira o trabalho do Censo nos 141 municípios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Unidade Estadual do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em Mato Grosso, começou, nesta segunda-feira, a coleta domiciliar do Censo nos 141 municípios.

Os cerca de um milhão de domicílios em nove mil e 83 setores censitários urbanos e rurais do estado vão receber a visita de um recenseador em um período de três meses.

A estimativa é de que sejam contabilizados mais de três milhões e 600 mil habitantes.

Em Mato Grosso, cerca de três mil recenseadores vão atuar no Censo, com 135 postos de coleta espalhados por 38 subáreas coordenadas por 17 agências do IBGE.

O presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto, lembrou que o Censo não é do IBGE, e sim do Brasil e para o Brasil, por isso, pediu à população que abra as portas e receba os recenseadores.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 perguntas, leva em torno de cinco minutos para ser respondido.

Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, será respondido por cerca de 11% dos domicílios, e leva cerca de 16 minutos.

A seleção da amostra que vai responder o questionário ampliado é aleatória e é feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta do recenseador.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o equipamento para o registro dos dados. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente no site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.

Em Mato Grosso, os moradores têm a opção de ligar para o telefone 190 da Polícia Militar para confirmar que se trata realmente de um recenseador. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.