| Começou nesta segunda-feira a campanha nacional de vacinação contra gripe em Mato Grosso.mp3 |
Foto: Divulgação
Por Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde lançou, nesta segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Mato Grosso recebeu 364 mil doses.
O objetivo é imunizar a população contra o vírus e, consequentemente, diminuir a quantidade de pessoas com gripe no Estado.
Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos.
Também integram o grupo prioritário os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência permanente.
Além dos profissionais das forças de segurança e das forças armadas, e caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os presos.
Neste ano, conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha não será dividida por etapas e fica sob a responsabilidade dos municípios a estratégia de vacinação que melhor alcance a população.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Moraes, a estimativa é vacinar um milhão 286 mil 184 pessoas em Mato Grosso.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.