Começa nesta terça-feira o workshop da Abrapa que vai debater a cultura do algodão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria de Imprensa Abrapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio: 

 

Nesta terça e quarta-feira, a Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, promove o Workshop de Manejo Integrado de Pragas e Doenças na Cultura do Algodão, em Brasília.

Com palestrantes internacionais e público estratégico, o evento reforça um dos compromissos de sustentabilidade da entidade firmados por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável, trazendo um grande panorama sobre desafios e soluções no uso eficiente de insumos.

Estimativas do IMEA, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, apontam que, para a safra 2025/2026, o custo com pesticidas equivale a 30% do custo operacional eficaz e 28% do custo operacional total do algodão no Mato Grosso, principal estado produtor da fibra no Brasil.

Nesse cenário, a eficiência do controle de previsões e doenças é fundamental para a rentabilidade da atividade, além de promover benefícios ambientais, como o equilíbrio dos ecossistemas e o fortalecimento dos processos regenerativos naturais.

O workshop será realizado em parceria com a Bayer, e terá 20 apresentações, em formatos de palestras, casos técnicos e mesas-redondas.

Entre os assuntos, manejo integrado de regras, biotecnologias e bioinsumos.

Segundo o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, o evento reúne representantes de diferentes regiões produtoras do País, além de especialistas de nações tradicionais na produção de algodão, como a Austrália e os Estados Unidos.

Piccoli disse ainda que o objetivo da associação é promover a atualização técnica do cotonicultor brasileiro fomentar a troca de experiências entre diferentes realidades produtivas.