| Começa nesta terça-feira, em Cuiabá, o encontro técnico sobre assistência social aos povos indígenas.mp3 |
Foto da manchete: Josi Dias - reprodução Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania realiza nesta terça e quarta-feira, no Buffet Vila Felici, em Cuiabá, o Encontro Técnico: “Atuação das Equipes Volantes junto aos Povos Indígenas de Mato Grosso”.
O objetivo do evento é qualificar os profissionais do Sistema Único de Assistência Social que atuam nas equipes volantes nos municípios.
A coordenadora Geral do Ministério da Cidadania, Heloísa de Almeida Prado, fará palestra nesta terça-feira, sobre a “Oferta culturalmente adequada na Proteção Social Básica”.
Visando o aprofundamento das relações teórico-práticas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família junto às famílias indígenas, a programação contará com debate nos dois dias e a abertura para relatos dos municípios, possibilitando a troca de experiências entre os participantes.
Atualmente Mato Grosso possui 51 municípios com Equipes Volantes, que fazem parte do Cras, Centro de Referência de Assistência Social, e prestam serviços de assistência social a famílias que residem em locais de difícil acesso, como áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, entre outros.
De acordo com o Censo Demográfico de 2010, Mato Grosso tem 51 mil 696 pessoas indígenas, sendo 42 mil 525 vivendo em terras indígenas e nove mil 171 fora delas.
Já segundo o Ministério da Cidadania, em Mato Grosso, nove mil 258 famílias estão cadastradas no CadÚnico e sete mil 905 famílias são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, programa social de transferência de renda, antigo Bolsa Família.