Com a presença do Ministro da Saúde, Governo reinaugura a Santa Casa e Mato Grosso ganha o primeiro hospital estadual

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio

Numa solenidade que contou com a participação do governador Mauro Mendes, do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e do Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, foi reinaugurada, agora com o nome de Hospital Estadual Santa Casa.

 

A antiga Santa Casa fechou as portas há mais de quatro meses, mergulhada em dívidas e denúncias de má gestão.

 

Com a reforma e reabertura da unidade, a capital passa a contar com o primeiro hospital de alta complexidade sob gestão estadual.

Fato considerado pelo Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, como “histórico para Mato Grosso”.

Estamos entregando à população um Hospital vocacionado a alta complexidade, que vai atender a toda a população, 100% pelo SUS, financiado pelo Estado e pelo governo Federal”, destacou o secretário.

O hospital tem 242 leitos, sendo 30 leitos de UTI, 11 leitos para Adulto, 10 para crianças e nove para prematuros e recém-nascidos. Além de leitos de Pronto Atendimento infantil, 61 leitos de pediatria e 129 leitos de internação adulta.

 

Já o governador Mauro Mendes afirmou que o Governo do Estado fez uma “transformação” no hospital em apenas 60 dias. E que abertura da unidade dará fim a uma “disfunção” na Saúde de Cuiabá e do Estado.

 

“Considerávamos que isso era uma disfunção do nosso sistema de Saúde. Não termos na nossa Capital, um hospital de referência em alta complexidade do Governo do Estado”, frisou Mendes.

 

O Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, assegurou que a Pasta vai ajudar o Estado a manter a unidade.

 

“Fechar serviço de hospital é muito fácil, basta abaixar a porta, passar uma chave, falar 'fechei' e jogar a toalha. Reabrir o serviço é muito difícil. É mais difícil do que fazer todo o serviço”, lembrou o ministro.

Porém, o Hospital Estadual Santa Casa só será reaberto para a população a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho.

No primeiro momento serão atendidas pessoas em tratamento de câncer e hemodiálise.  As UTIs, adulto, pediátrica e neonatal vão funcionar com 100% da capacidade já na reabertura, além do Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral.