Com nova lei, Mato Grosso terá mais dois deputados federais e seis deputados estaduais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Senado aprovou na última quarta-feira, o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531 a partir da eleição do ano que vem.

O texto mantém o tamanho das bancadas que deveriam perder representantes de acordo com o Censo de 2022.

Pela proposta aprovada na Câmara e no Senado, o número de deputados federais de Mato Grosso passa de oito para 10 representantes e na Assembleia Legislativa, sobe de 24 para 30 deputados estaduais.

Isso porque a Legislação estabelece que as Casas Legislativas Estaduais têm uma quantidade proporcional de parlamentares ao tamanho das bancadas na Câmara Federal.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, do PSB, a mudança fortalece a representação do estado em Brasília, mas impõe desafios orçamentários no Legislativo estadual.

Russi destacou que o aumento da bancada federal representa um avanço significativo para o estado, que hoje possui uma das menores representações no Congresso.

Segundo ele, a medida vai ampliar a voz de Mato Grosso em discussões fundamentais, como políticas econômicas, orçamento e defesa do agronegócio.

Já no âmbito estadual, o presidente do legislativo avaliou que o impacto da ampliação de 24 para 30 deputados será mais administrativo do que representativo.

Para ele, o atual número de parlamentares já é suficiente para cobrir todas as regiões e demandas da população.

Para começar a valer, o projeto tem que ser sancionado pelo presidente da República.