Com estoques em situação crítica, MT Hemocentro pede à população que doe sangue

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com o estoque em situação crítica.

Embora tenha necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a maior carência é pelos tipos A negativo e O Negativo.

De acordo com a diretora da unidade, Gian Carla Zanela, é preciso buscar mais doadores de sangue para o MT Hemocentro. Ela explicou que os estoques estão muito baixos e é necessário reverter essa situação.

Gian Carla lembrou que uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo.

As doações podem ser agendadas pelo site mthemocentro.saude.mt.gov.brO voluntário também pode agendar as doações pelo WhatsApp (65) 98433-0624.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do SUS, Sistema Único de Saúde em todo o Estado.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade de coleta portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde, uma alimentação saudável e nunca doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre uma e outra.

Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter idade entre 16 e 69 anos.