Com dez dias de antecedência, Mato Grosso ultrapassa R$ 50 bilhões em impostos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria Fecomércio MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Mato Grosso ultrapassou a marca de 50 bilhões de reais em impostos municipais, estaduais e federais arrecadados desde o início do ano.

A mesma marca, alcançada em 13 de novembro do ano passado, foi atingida nesta terça-feira, dez dias antes do registrado em 2025.

O valor atualizado pode ser acompanhado no telão do Impostômetro, em frente à sede da Fecomércio Mato Grosso.

O montante já corresponde a 85,9% de toda a arrecadação registrada em 2025, quando foram recolhidos 58 bilhões e 200 milhões de reais.

Segundo análise da Fecomércio, entidade sindical patronal filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o avanço da arrecadação evidencia a relevância econômica de Mato Grosso e o volume de recursos movimentados no estado.

Entre as principais fontes de arrecadação estão o Imposto de Renda e as contribuições previdenciárias, na esfera federal; o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, no âmbito estadual; e o ISS, Imposto Sobre Serviços, e o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, nos municípios.

A arrecadação tributária também se destaca nos principais municípios de Mato Grosso.

Entre as dez cidades mais populosas do estado, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop aparecem entre aquelas com os maiores valores registrados.

Cuiabá arrecadou um bilhão 380 milhões de reais. Rondonópolis com 280 milhões de reais e Sinop arrecadou 209 milhões de reais.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina