Com aumento de 13%, produção de pluma de algodão em MT impulsiona exportação nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A produção de plumas de algodão na safra 2023/2024 em Mato Grosso tem aumento estimado em 13%, de acordo com o Imea, Instituto Mato-grossense de Economia de Agropecuária, podendo chegar a dois milhões e 600 mil toneladas.

Na safra 2022/2023, a produção mato-grossense foi de dois milhões e 300 mil toneladas.

Com a alta produção, Mato Grosso não apenas se mantém como o maior produtor de algodão brasileiro, como impulsiona a exportação nacional de plumas, contribuindo para o Brasil alcançar, pela primeira vez, o posto de maior exportador mundial de pluma de algodão.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, o Brasil pode fechar a safra 2023/2024 com uma produção de três milhões e 700 mil toneladas de plumas, das quais dois milhões e 600 mil toneladas devem ser exportadas.

Já Mato Grosso tem um milhão e 800 mil toneladas da sua produção destinada à exportação, o equivalente a cerca de 70% da exportação nacional, segundo a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A análise da Sedec aponta que a produção mato-grossense destinada à exportação, que tem a qualidade certificada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, também equivale a pouco mais de 18% de toda a exportação mundial de algodão, enquanto a contribuição do Brasil corresponde a 27,8%.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as projeções reafirmam Mato Grosso no cenário mundial e ressaltam a importância do Estado.