Com a 2ª maior mortalidade por covid, Mato Grosso tem 400 mil pessoas que não vacinaram

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Setasc Divulgação

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

Mato Grosso tem a 2ª maior mortalidade causada pela covid-19 entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Foram contabilizadas todas as mortes causadas pela doença desde o início da pandemia.

Em Mato Grosso foram 389,9 mortes a cada 100 mil habitantes.

E mesmo assim, com essa alta taxa de mortalidade pela doença, uma nova onda da Covid-19 no mundo, com o surgimento de novas cepas, ainda existem pessoas que são contra a campanha de imunização e não procuraram um posto para tomar a vacina.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em Mato Grosso, numa população de três milhões e meio de habitantes, 400 mil não se vacinaram e outros 900 mil só tomaram a primeira dose da vacina.

“Essas pessoas estão dentro do grupo de negacionistas, que acham que a vacina não é uma coisa boa e estão ajudando a transmitir o vírus.  São essas pessoas que acabam levando a doença para os mais frágeis da família”, lamentou o secretário.

Figueiredo reclamou ainda da dificuldade em convencer os jovens a tomarem a vacina.

“É mais difícil convencer o jovem, porque ele acha que é inatingível. A população mais jovem acha que não será acometida e se pegar o vírus, será assintomático ", explicou o dirigente da saúde.

De acordo com a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, os "faltosos" ao não completar a 2ª dose da vacina trazem prejuízos para toda a sociedade.