COLEÓPTEROS. Investimento de 10 milhões de reais vai financiar pesquisa científica sobre besouros

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Widson Ovando/Fapemat

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Com um investimento de 10 milhões de reais, foi aprovado o INCol, Instituto Nacional de Coleoptera, projeto voltado à pesquisa científica sobre besouros, grupo que representa cerca de 40% das espécies de insetos e 25% das espécies de animais conhecidas no planeta.

Essa iniciativa é financiada pelo CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e terá participação direta de pesquisadores e infraestrutura em Mato Grosso.

O principal objetivo do INCol é consolidar a geração de conhecimento sobre as espécies de besouros em três principais eixos, taxonomia, ecologia e conservação, e importância econômica.

Esse último é especialmente relevante para o estado, que é líder nacional na produção de grãos e pecuária, setores diretamente afetados por diversas espécies de besouros.

Segundo os estudiosos, o desconhecimento das espécies locais dificulta o desenvolvimento de estratégias de manejo sustentáveis e adequadas à realidade agroecológica do estado.

O INCol prevê ainda a criação de ferramentas tecnológicas aplicadas à agricultura, como uso de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados e desenvolvimento de novos grupos bioindicadores ambientais.

Nos próximos meses, o instituto inicia sua fase operacional com editais internos e definição das diretrizes de atuação.

O objetivo é transformar o conhecimento sobre coleópteros em soluções práticas para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, com destaque para os três biomas presentes em Mato Grosso.