| 02 CNM alerta para cenário de desabastecimento de vacinas em Municípios.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para o cenário de desabastecimento de imunizantes em Municípios de todo o país. Pesquisa divulgada pela entidade em setembro mostra que faltam vacinas em seis a cada dez cidades, especialmente as destinadas às crianças. O levantamento foi produzido entre os dias 2 e 11 de setembro, com 2.415 Municípios.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a pressão sobre os gestores, que, além de lidarem com as expectativas da sociedade, enfrentam a falta de vacinas para garantir a cobertura vacinal eficaz.
Além disso, no dia 24 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de combate à Poliomielite, doença que pode causar paralisia infantil e teve seu último caso registrado no Brasil há 35 anos, além de 30 anos sem novos casos nas Américas. Apesar desse marco significativo, a pesquisa da CNM revela um cenário preocupante: a vacina oral contra a Poliomielite (VOP) e Poliomielite (VIP) foi relatada em falta em 65 e 52 Municípios, respectivamente. O cenário traz o risco de reintrodução de doenças que já haviam sido eliminadas.