Cidadania pede ao TRE mudança no prazo de filiação para a eleição suplementar ao senado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O Cidadania, partido presidido em Mato Grosso pelo ex-secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, protocolou uma ação no TRE, Tribunal Regional Eleitoral, com objetivo de aumentar o prazo limite das filiações para a eleição suplementar, que será realizada em 26 de abril.

A sigla recebeu parecer técnico positivo e está aguardando aprovação do Ministério Público Eleitoral e do Pleno do TRE para filiar novos nomes antes das convenções partidárias, que estão marcadas para 10 de março.

Pela legislação eleitoral os candidatos devem estar filiados até seis meses antes das eleições. Porém, o Cidadania argumenta que a eleição suplementar não estava dentro do calendário e, portanto, não há como se exigir esse prazo de forma rígida.

 

“Entendemos que muitas pessoas que gostariam de participar da disputa, que estão preparados, mas que não estão filiados a nenhum partido ou gostariam e mudar de partido. Esse é um momento importante para renovação política e esperamos que o Ministério Público e o TRE apresentem a resposta antes das convenções”, afirma o dirigente do Cidadania.

Marrafon, explica que o partido não tem interesse imediato em lançar candidato ao Senado. Entretanto, fez a consulta pensando em garantir os direitos políticos das pessoas que podem ficar fora da eleição suplementar por conta dos prazos, que na sua opinião, não respeitam o princípio da publicidade.

 

“Fizemos essa consulta para garantir a ampla participação da sociedade nesta eleição suplementar”, concluiu Marco Marrafon.

Caso o recurso do Cidadania seja aprovado pelo Pleno do TRE, entrará em vigor imediatamente, e o prazo inicial de seis meses para filiação será revogado.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.