Chuvas castigam a região do Araguaia. Falta energia, pontes caíram e estradas viraram rios.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

Os temporais que têm atingido a região do Araguaia nos últimos dias estão causando transtornos à população.

Municípios do Araguaia estão decretando situação de emergência após ficarem sem energia e isolados devido às fortes chuvas que estão caindo na região.

A prefeitura de Confresa decretou situação de emergência no município. Já a Prefeitura de Santa Terezinha publicou um decreto declarando estado de calamidade pública.

A concessionária Energisa informou que as equipes técnicas estão sem acesso a sete regiões do Araguaia.

Santa Terezinha e Canarana estão sem energia após sofrerem com as tempestades nos últimos dias.

Além disso, 44 propriedades rurais foram afetadas e estão ilhadas.

Pontes estão destruídas e estradas alagadas, impossibilitando que as equipes possam prestar assistência nos locais sem energia.

"Nossas equipes estão na região, mas é quase impossível passar por estradas, que viraram rios. Nossa preocupação maior é atender essas famílias que estão isoladas pelas cheias", disse o gerente de operações da Energisa Mato Grosso, José Nelson Quadrado Junior.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, ligado ao Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em Canarana deve chover até domingo. Já em Santa Terezinha, as chuvas devem se estender até a próxima segunda-feira, três de janeiro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a região do Araguaia ainda está com alerta de perigo devido ao risco de tempestades.

O Instituto ainda alerta sobre a possibilidade de mais cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.