| Centro de Queimados de Cuiabá presta atendimento de excelência a população de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Luiz Alves – Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
As pessoas vítimas de queimaduras na capital e em municípios do interior de Mato Grosso contam apenas com o serviço especializado do Centro de Tratamento de Queimados, que funciona desde o mês de agosto de 2019, no Hospital Municipal de Cuiabá.
Segundo o cirurgião plástico e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados, Carlos Maranhão, ao todo 659 pessoas foram atendidas na unidade, de agosto de 2019 até novembro de 2022.
Segundo o especialista, a maioria dos casos são de média e alta complexidade e é necessário passar por cirurgia plástica. Ele disse ainda que as situações de baixa complexidade são acompanhadas via serviço ambulatorial.
Conforme o coordenador, que atua há mais de 15 anos no Centro, quando o paciente é admitido na unidade especializada, é solicitada a equipe da psicologia para realizar o acolhimento e dar acompanhamento ao mesmo.
Ele explicou que as queimaduras acontecem por inúmeras razões, entre elas, tentativas de suicídio, acidente de trabalho, queimaduras elétricas e acidentes domésticos. Em idosos e crianças costumam ser mais frequentes, disse o médico.
Carlos Maranhão destacou que o tratamento pelo SUS, Sistema Único de Saúde no Centro de Tratamento de Queimados de Cuiabá é diferenciado e atinge excelentes resultados.