Casos de gripe entre crianças disparam em Rondonópolis e sistema de saúde está sobrecarregado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

A Prefeitura de Rondonópolis registrou um aumento de 500% nos atendimentos diários de crianças no Pronto Atendimento Infantil do município por causa do surto de gripe.

Eram cerca de 60 atendimentos diários e passaram para mais de 300.

O aumento dos casos de síndromes respiratórias, fez a prefeitura aumentar o número de médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde.

São mais 10 médicos, além da recomendação para que os agentes de saúde aumentem as visitas domiciliares para orientar os moradores.

Os pacientes devem procurar os postos de saúde. De lá, os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz, que conta com leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, para os doentes com estado de saúde mais delicado.

"Pedimos que em caso de sintomas leves e moderados, as pessoas procurem um posto de saúde, que caso haja necessidade, vai fazer o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar", explica o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso.

Nas crianças estão entre os sinais de alerta febre de mais de 38 graus ou diarreia. Nos adultos o indicado é procurar atendimento médico em caso de falta de ar, prostração e dor ao respirar.

Além do surto de gripe, o secretário de Saúde lembra que a pandemia da covid-19 ainda é uma realidade e os cuidados para ambos os casos são parecidos: usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.