| Casos de dengue disparam em Primavera do Leste e prefeitura pede ajuda da população para conter o avanço da doença.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Prefeitura de Primavera do Leste, emitiu um alerta à população sobre o aumento do número de casos de dengue no município.
Conforme dados da prefeitura, em 2020, mil 220 casos foram notificados, sendo 668 só no mês de março.
O município já registra um número maior de infectados do que em todo o ano passado.
As autoridades de saúde também têm direcionado esforços para contornar o problema em meio a pandemia do Covid-19 e, para isso, o papel dos agentes comunitários de saúde e endemias torna-se indispensável.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Edezia Guirra, algumas medidas de segurança foram adotadas no controle e prevenção desses profissionais pela contaminação do Covid-19.
“Nesse período de pandemia estes profissionais vão permanecer apenas nas áreas externas das casas, evitando assim o contato próximo e respeitando a quarentena”.
A coordenadora pede à população que colabore com o trabalho dos agentes. Na sua concepção, esses profissionais estão nas ruas por cada um de nós e pela nossa saúde.
Neste momento em que muitos podem ficar em casa, ela pede para que cuidem do quintal, elimine os criadouros do mosquito da dengue e recebam os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que estão trabalhando na linha de frente indo aos domicílios para tentar conter e evitar o aumento de casos de dengue, que também é uma epidemia.