08 Caso de Newcastle no RS faz MAPA suspender as exportações de carne de frango.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O Ministério da Agricultura decidiu aplicar o auto embargo e suspender as exportações de carne de frango, ovos e demais produtos avícolas.
A medida foi tomada depois da confirmação de um caso de Newcastle em uma ave de estabelecimento comercial no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
As restrições seguem os requisitos pré-estabelecidos no Certificados Sanitários Internacionais, negociados com os clientes de cada país.
Alguns embargos atingem a produção de todo o território brasileiro.
Outros são focados em estabelecimentos gaúchos. Alguns miram apenas as proximidades de onde foi identificado o foco da doença.
Países que se destacam como os maiores compradores de carne de aves do Brasil, como China e Arábia Saudita, estão na lista de restrições.
Em nível nacional, as exportações estão momentaneamente bloqueadas para Argentina e União Europeia.
As barreiras incluem carnes de aves e outros produtos derivados.
No caso do Rio Grande do Sul, onde o foco da doença foi registrado, a restrição é mais ampla e atinge produtos avícolas que não podem ser exportados por estabelecimentos gaúchos para África do Sul, Bolívia, Chile, China, Cuba, Egito, Índia, Paraguai, Peru, Reino Unido, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.
Também tem restrições para um raio de 50 quilômetros da propriedade afetada.
Na lista dos países que deixam de comprar de estabelecimentos nessa região estão o Japão, a Coreia do Sul e o Canadá, entre outros.
Os Certificados Sanitários Internacionais para esses destinos emitidos com data de produção até oito de julho não entram nas restrições.