| NOVA CARTEIRA.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A versão digital da CIN, Carteira de Identidade Nacional, tem a mesma validade que a física para diversos serviços, como, para a identificação do passageiro em viagens nacionais.
O documento possui recursos de segurança avançados e criptografados para proteger os dados de seu usuário, sem perder a facilidade do acesso, que se dá por meio do aplicativo gov.br.
Em Mato Grosso, o novo documento foi implantado em março de 2023.
A versão digital do documento pode ser acessada em qualquer dia e horário.
Com ela, o cidadão ainda tem a tranquilidade e agilidade de poder apresentar seu documento sem necessidade de fotocópia, podendo ser compartilhado diretamente do app Gov.br.
Para ter acesso à CIN digital é necessária a conclusão de todas as etapas do cadastro para a obtenção do selo de confiabilidade “prata” ou “ouro”.
O formato digital pode conter outros dados opcionais que o requerente deseja incluir no documento, como: Nome Social; Grupo Sanguíneo, NIS, CNH, Título de Eleitor; Identidade Profissional e Cartão do SUS, entre outros.
A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de 99 reais e 53 centavos para emissão.