Campo Experimental da Empaer em Juína é referência para estudos e pesquisas na região.mp3 |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com 50 hectares de área e mais de 30 anos de funcionamento, o Campo Experimental de Juína da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, é referência para agricultores, estudantes, universitários, pesquisadores e moradores da região.
Com uma variedade de cultura plantada, entre elas a castanha do Brasil, cacau, seringueiras, café, banana, pitaya, mandioca, pequi, cana de açúcar, entre outros, o espaço conta com a parceria da Prefeitura Municipal e instituições de ensino da cidade, em várias ações.
Entre elas, a visita guiada junto aos alunos e acadêmicos do IFMT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, sendo três já realizadas este ano e mais três para até dezembro.
São estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Agropecuária e universitários do curso de Biologia.
Em fevereiro, com o retorno das atividades presenciais, o professor Luciano Lanssanova da disciplina de Silvicultura, abordou sobre o plantio, manejo e colheita da castanha, cacau e da seringueira.
Na ocasião, os alunos aprenderam na prática as técnicas de clonagem de espécies arbóreas.
Para o coordenador do curso técnico de Meio Ambiente, o geógrafo Josemir Paiva Rocha, o Campo Experimental é um espaço fantástico e serve como laboratório ao ar livre.
As visitas ocorrem com grupo de 40 alunos entre 14 a 18 anos dos cursos técnico e universitários de várias faixas etárias.