Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no dia primeiro de maio.mp3 |
Pecuaristas mato-grossenses devem se preparar para a principal campanha de vacinação contra febre aftosa no estado, que acontece de primeiro a 31 de maio.
Os animais vão receber pela primeira vez a vacina com a dose reduzida de cinco ml para dois ml, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após a realização de estudos técnicos que viabilizaram a retirada de alguns componentes.
A imunização contra febre aftosa é obrigatória em todo o território mato-grossense, inclusive nos municípios da região noroeste onde era previsto o fim da vacinação em maio, conforme era orientado para o Bloco um no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, mas a data foi prorrogada para novembro.
O presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne, IMAC, Guilherme Nolasco, destaca a importância do cumprimento das orientações dos órgãos de fiscalização para que o Brasil mantenha o status sanitário.
"São 23 anos sem registro da doença em Mato Grosso e caminhamos para a retirada da vacina para obtenção do status de 'país livre da aftosa sem vacinação'. Precisamos dar continuidade ao trabalho que executamos nos últimos anos e que tem aberto as portas de grandes mercados consumidores da nossa carne ", explicou Nolasco.
Nesta etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.