| Campanha alerta importância do cuidado com a saúde dos meninos.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia aponta que, enquanto as meninas, com idades entre 12 e 18 anos, são levadas pelos pais ou procuram atendimento ginecológico, o número de meninos, na mesma faixa etária, que buscam um urologista é 18 vezes menor.

Para incentivar a ida ao médico especialista na saúde do homem, a instituição realiza, este mês, a quinta edição da campanha #VemProUro.
O médico José Murillo Bastos Netto, coordenador da Sociedade Brasileira de Urologia, enfatiza que assim como as mulheres têm uma relação de confiança com seus ginecologistas, que servem de referência para a saúde, o urologista também pode dar orientações importantes para a saúde dos meninos.
Em meio a doenças e dúvidas, ele ressalta que a cultura do homem só ir ao médico quando está doente pode trazer prejuízos à saúde a longo prazo. José Murillo Bastos Netto alerta para o número crescente de adolescentes com infecções sexualmente transmissíveis, causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. Por conta disso, a campanha deste ano também aborda a importância da vacinação contra o HPV.
Para evitar a expansão do HPV no país, o Ministério da Saúde disponibiliza vacina, de forma gratuita, contra o vírus no SUS. O objetivo do imunizante é a prevenção.
Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos