Câmara Municipal de Várzea Grande vota projeto que pode diminuir o número de vereadores da cidade.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz Vinícius Antônio
O projeto que propõe diminuir de 21 para 17 o número de vereadores na Câmara Municipal de Várzea Grande, deve ser votado na sessão ordinária desta quarta-feira.
A proposta é uma iniciativa do presidente do legislativo várzea-grandense, vereador Fábio Tardin, o Fabinho, do DEM.
Tardin explicou que a ideia é diminuir o custo da Câmara de Vereadores para o cidadão, além de permitir que o dinheiro economizado possa ser investido em políticas públicas para Várzea Grande.
“Cada vereador conta com salário, verba indenizatória e funcionários de gabinetes, bem como outros encargos. Com essa economia vamos devolver o dinheiro que vai sobrar para ser empregado em benefícios da população”, destacou Fabinho.
Cada vereador da cidade ganha pouco mais de 10 mil reais por mês. Para cada um dos quatro vereadores que deixariam de existir são direcionados 25 mil para empregar até seis funcionários e nove mil reais de verba indenizatória, um total de 34 mil. Isso, ainda somando 20% da Previdência, que resulta em mais oito mil pelos empregados.
Sendo assim, com menos quatro parlamentares, a Câmara de Várzea Grande poderia economizar mais de 114 mil reais por mês.
O corte de quatro vereadores pode resultar ainda em uma economia de sete milhões de reais ao Legislativo em quatro anos.
“Esse dinheiro podemos investir em capacitação dos funcionários e outras melhorias para eles; ou construir uma UPA, Unidade de Pronto Atendimento à saúde, por exemplo”, lembrou o parlamentar.
A proposta para ser aprovada deve ser apreciada em duas votações com diferença de 10 dias entre uma e outra. São necessários ainda o voto favorável de 2/3 do número total de vereadores, ou seja, 14 votos favoráveis.