Cáceres ganha projeto piloto de crédito fundiário ajudando 121 famílias.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves
Através do Programa Parceria para Economia Verde, o Governo do Estado e a ONU trabalharam na execução de dois produtos junto à Seaf: a construção do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar, e o projeto do “Vale do Mangaval”, que pretende inicialmente atender as 121 famílias do local, garantindo condições acessíveis para aquisição do imóvel rural e instalação de infraestrutura básica para produção.
O projeto vai avaliar uma nova metodologia voltada para a regularização ambiental, respondendo às dificuldades enfrentadas pelas famílias para que consigam firmar seus produtos na terra. O secretário Silvano Amaral da Seaf argumenta que a equação é simples. Produtor com capacidade de investimento é igual a aumento da produção, geração de renda, abertura de novos postos de trabalho, aquecimento da economia local e regional, e qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros”.
A partir da regularização, as famílias vão poder explorar seus lotes garantindo crédito e aumentando a produção, gerando emprego e renda para as famílias do campo. O Programa Parceria para Economia Verde já disponibilizou mais de 50 mil reais em recursos para a compra de equipamentos e estruturação do projeto.
Para que pesquisadores também tenham acesso aos beneficiários na realização de pesquisas e questionários aplicados para diagnóstico socioeconômico, será realizada uma parceria entre a UFMT e a UNIDO para uma série de eventos mobilizadores, esclarecendo para os agricultores a importância dessa coleta de dados.
Voz: Vinícius Antônio