| Buscando sintonia mundial, Assembleia Legislativa instala Câmara Setorial Temática das Mudanças Climáticas.mp3 |
Foto da manchete: Helder Faria
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso instalou uma Câmara Setorial Temática das Mudanças Climáticas para buscar soluções legislativas em torno da produção sustentável e a conservação ambiental no Estado.
O grupo foi criado esta semana e será presidido pelo deputado estadual Júlio Campos, do União Brasil.
De acordo com o parlamentar, Mato Grosso precisa assumir seu papel na discussão mundial sobre política ambiental e sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo.
Segundo as informações, Mato Grosso é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa per capita/ano.
Paralelamente, o estado é o maior produtor de grãos e carne bovina no país
Campos lembrou que as mudanças climáticas provocam inúmeras consequências, não apenas para o ser humano, mas também para a economia do Estado, que é um grande produtor de alimentos.
A Câmara Temática das Mudanças Climáticas será composta por vários técnicos, pesquisadores e ao final deve apresentar um relatório sobre o que pode ser feito, quais leis já existem e o que pode mudar com relação à legislação para reforçar a ação da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ONGs que atuam no estado.
Durante a reunião de instalação da Câmara, cientistas apresentaram pesquisas e dados que mostram a evolução do desmatamento, das emissões de gases e as consequências para a vida no planeta.