Brasileiros já pagaram mais de um trilhão de reais em impostos este ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcelo Casal - Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Os brasileiros já pagaram um trilhão de reais em impostos desde o 1º dia do ano de 2021 pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo.

 

A marca foi alcançada na manhã desta quarta-feira. Entraram na conta impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

 

Segundo as informações da associação paulista, no ano passado esse valor foi superado no dia 27 de junho e em 2019, em 24 de maio.

 

“O índice, portanto, aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”.

  

Segundo o economista chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia, mas atividades que geram muitos impostos também cresceram bastante.

 

“Alguns exemplos são as exportações, que estão em alta, e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, ainda proporciona maior arrecadação por conta dos preços dos produtos que vêm subindo”, explicou o economista.

 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, de 2016 a 2019, os brasileiros tiveram que trabalhar 153 dias para pagar os impostos. No ano passado, foram 151 dias.

 

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar dos governos por serviços públicos de melhor qualidade. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.