| 08 Bombeiros reforçam ações para o combate eficiente aos incêndios florestais em Mato Grosso.mp3 |
Foto: Assessoria
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso deu início, no último fim de semana, à Fase de Resposta da Temporada de Incêndios Florestais.
A etapa é marcada pelo reforço de equipes de bombeiros e brigadistas em todo o Estado para garantir ações mais eficientes de combate ao fogo.
Segundo o comandante-geral adjunto e chefe de Estado Maior, coronel Ricardo Costa, foi criada uma central no Batalhão de Emergências Ambientais, onde os especialistas estarão monitorando e acionando os bombeiros para combater o fogo.
Já o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Marco Aires, lembrou que o uso irregular do fogo é um crime ambiental, e qualquer pessoa que for identificada, será penalizada.
Ele explicou que a partir deste mês, a corporação vai ficar em alerta 24 horas por dia, monitorando em todo Estado os focos de calor, a fim de combater os incêndios florestais e proteger a fauna e flora mato-grossense.
As ações de combate aos crimes ambientais em 2023 receberam o investimento de mais de 77 milhões de reais, sendo cerca de 38 milhões deles destinados exclusivamente para o combate ao fogo.
Os recursos permitem a contratação temporária de brigadistas, locação de quatro aeronaves, custeio das operações de respostas e fiscalização em campo, bem como a aquisição de equipamentos permanentes, consumo e serviços necessários às equipes.