Bombeiros criam base em Alta Floresta para reforçar combate aos incêndios na Amazônia.mp3 |
Foto da manchete: CBMMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
As ações estratégicas de proteção e combate aos incêndios dentro do bioma Amazônia foram reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso a partir desta segunda-feira, com a ativação da Sala de Situação Descentralizada pelo 7º Comando Regional, em Alta Floresta.
Esse espaço está equipado com recursos tecnológicos para o monitoramento via satélite da floresta.
Além disso, o Governo de Mato Grosso entregou um caminhão auto tanque de combate aos incêndios, comprado com recursos próprios, totalizando 10 milhões de reais em investimentos a partir do Programa Mais MT.
Na prática, o conjunto de recursos tecnológicos vai permitir aos militares uma atuação mais abrangente no monitoramento do uso do fogo na zona rural, controle de queimadas, identificar queimadas ilegais, pontos mais críticos e o panorama da cobertura vegetal da floresta, além de outras ações e proteção do bioma Amazônia.
Outra importante ação será o Projeto Social Bombeiros do Futuro, que tem a proposta atender crianças de oito a 12 anos, com a finalidade de auxiliar na formação do cidadão.
O comandante do 7º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Ranie Sousa, destacou que a realização desse projeto resultará em uma melhor prestação de serviço à população, principalmente no período mais intenso da estiagem em 2022, além disso, vai ampliar a capacidade de atendimento do projeto social bombeiros do futuro em toda a região de Alta Floresta.
A construção desta estrutura faz parte do projeto “Proteção da Amazônia” elaborado pelo Corpo de Bombeiros para política de prevenção, preparação, resposta e responsabilização dos incêndios florestais na Região alto do Tapajós, compostos pelos municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.