| Boletim Coronavírus-MT Dos 76 casos confirmados 11 estão recuperados. Estado contabiliza uma morte por COVID-19.mp3 |
Vinícius Antônio
Mato Grosso tem 76 casos confirmados de COVID-19, doença causada pelo novo Coronavirus.
A notificação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde na tarde desta segunda-feira. O Estado registra um óbito em decorrência de coronavírus.
Dos casos confirmados, 43 estão em Cuiabá, seis em Rondonópolis, cinco em Várzea Grande, Tangará da Serra e Sinop têm quatro casos cada um.
O boletim desta segunda-feira traz quatro casos na região oeste, que não tinha registrado confirmações da doença até o momento. São dois e Cáceres e dois em São José dos Quatro Marcos.
União do Sul, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Canarana, Campo Novo do Parecis, Aripuanã e Alta Floresta contabilizam um caso confirmado cada.
Lucas do Rio Verde também tem um caso registado da doença. O paciente morreu na última sexta-feira. É o único óbito por Coronavírus em Mato Grosso.
O Boletim Informativo da SES explica que há dois casos confirmados de Covid-19 em pacientes que estão em cidades de Mato Grosso, mas residem em outros estados do país.
Um caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis; o paciente mora em Sonora, Mato Grosso do Sul. O outro caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães; o paciente reside em São Paulo, capital.
Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.
Dos 76 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 63 estão em isolamento domiciliar, sendo 11 casos recuperados, e 13 estão hospitalizados, sendo 10 em UTI e três em enfermarias/isolamento.
A SES acompanha ainda, 362 casos de Sindrome Respiratória Aguda Grave, que podem ou não dar positivo para COVID-19.
A maioria dos pacientes com casos confirmado da doença são mulheres. A faixa etária com maior número de casos é de 36 a 55, que soma 49 pacientes.
O Estado tem 11 pacientes entre 56 e 80 anos, um com mais de 80, 12 com idades entre 19 e 35 anos, dois com idades variando de seis a 18 anos e um paciente em Mato Grosso tem menos de cinco anos de idade.
A SES identificou transmissão local da doença, que são casos de pessoas que se infectaram com vírus e não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado confirmado, em Sinop Cáceres Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos.
Já os casos de transmissão comunitária, quando o vírus é transmitido entre a população e não existe possibilidade de identificar a origem do contágio, foram registrados em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.