Balsa ecológica retoma operação e retira cerca de 5 toneladas de lixo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Emanoele Daiane

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, retomou nesta semana o serviço da balsa ecológica, que realiza a limpeza de lixo proveniente do descarte irregular nas margens do Rio Cuiabá. A embarcação já retirou cerca de cinco toneladas de material irregular. A balsa estava operando sem a licença expedida pela Marinha do Brasil, o que foi regularizado recentemente.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, percorrendo aproximadamente sete quilômetros. As atividades começam na Marina Goiana, na região da Beira Rio, e seguem até a Ponte Sarita Baracat de Arruda, no bairro Parque Atalaia. Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a uma tonelada a menos de carga poluente no leito do Rio Cuiabá.

Para o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, "A balsa ecológica é uma iniciativa fundamental para o cuidado com o nosso meio ambiente. A limpeza das margens do rio é uma ação que traz benefícios não apenas para o ecossistema local, mas também para a saúde da nossa população, que depende da qualidade da água e do seu entorno”.

Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada.

A ação visa preservar e recuperar as margens do Rio Cuiabá. “Estamos planejando uma grande ação de conscientização ambiental, tanto para o Rio Cuiabá, quanto para o Rio Coxipó e o Córrego do Gambá, com o objetivo de evitar o descarte irregular e promover a preservação desses importantes recursos hídricos", finalizou o secretário.