Avallone diz que chegada do trem a Cuiabá é uma possibilidade real_0.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio
“A expansão da ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá está deixando de ser uma possibilidade e se tornando uma perspectiva concreta”.
A declaração foi feita pelo deputado Carlos Avallone, do PSDB, depois de participar de uma visita ao terminal rodoferroviário de Rondonópolis.
Lá o parlamentar, empresários, dirigentes da indústria, lideranças comunitárias e formadores de opinião ouviram da diretoria da Rumo Logística a confirmação da notícia esperada por toda a sociedade mato-grossense: a concessionária está determinada a investir aproximadamente quatro bilhões de reais na extensão da linha férrea e na construção de um grande terminal para contêineres na Grande Cuiabá.
O deputado Carlos Avallone, organizador da visita, destacou que finalmente o sonho de trazer a ferrovia Vicente Vuolo a Cuiabá está prestes a se tornar realidade.
“A antiga tese de que Cuiabá não tem grão, não tem carga, já foi derrubada. Estudos confirmam que existe na Grande Cuiabá uma demanda da ordem de 20 milhões de toneladas/ano para o transporte. A concessionária já fala de Cuiabá com muita naturalidade, como uma perspectiva concreta com cinco trajetos em estudo para trazer o trem à Baixada Cuiabana e posteriormente à Sorriso” disse Avallone.
A visita teve como objetivo permitir o conhecimento da logística do modal e dos impactos positivos na economia do município.
“Queremos que a Baixada Cuiabana seja contemplada com um terminal igual ou parecido com o de Rondonópolis, que impactou positivamente o mercado local gerando mais de quatro mil empregos diretos e diversas oportunidades de prestação de serviços“ ressalta o deputado.
Nesta segunda-feira, oito de julho, acontece, na sede da Fiemt, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, a partir das duas horas da tarde, uma audiência pública conjunta entre a Assembleia Legislativa e o Senado Federal para discutir o impacto econômico e social da construção de um terminal ferroviário na Baixada Cuiabana.
Voz: Vinícius Antônio