| Autorizada a nomeação de novos servidores para o INSS. Em Mato Grosso são 22.mp3 |
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, foi autorizado a contratar mil técnicos de seguro social aprovados no último concurso público da instituição.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União que circulou nesta segunda-feira.
Foram destinadas 22 vagas para Mato Grosso e os nomeados serão contratados com salário inicial de quase seis mil reais e jornada de trabalho de 40 horas.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, comemorou a liberação das nomeações.
Segundo ele, o INSS está avançando e, com este novo reforço, o Instituto vai trabalhar para restabelecer a dignidade no atendimento aos brasileiros que procuram a Previdência Social.
A previsão é de preenchimento de até três mil 385 postos. Para isso, foram classificados inicialmente esse número de candidatos, mas apenas os mil mais bem colocados serão contratados nesta fase.
Para tentar sanar o problema da fila, o INSS deu início, no último dia três de junho, a um mutirão para liberar o BPC, Benefício de Prestação Continuada, benefício no valor de um salário mínimo, que é de mil 320 pago a segurados de baixa renda com idade a partir de 65 anos ou que sejam pessoas portadoras de deficiência.
Atualmente existem quase 515 mil segurados aguardando o BPC, o que representa 41% da fila total do INSS, hoje em um milhão e 250 mil segurados.