Aumento dos casos de AIDS entre os jovens preocupa Secretaria de Saúde de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu aos 141 municípios, dois milhões de preservativos para serem disponibilizados pelo SUS à população, como forma de reforçar a prevenção do vírus HIV, durante o período de carnaval.

 

“A prevenção ainda é a melhor conduta para se evitar a infecção e, para isso, o Estado de Mato Grosso, bem como seus 141 municípios, trabalham no sentido de ofertar a testagem e os insumos de prevenção a toda população”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Viviane Cardozo Modesto.

 

A realidade da epidemia do HIV/AIDS em Mato Grosso mostra aumento nos casos da doença nas faixas etárias mais produtivas, dos 20 aos 39 anos de idade, no sexo masculino, com escolaridade fundamental incompleta.

 

A análise dos dados mostra o aumento em relação à infecção em gestantes, o Estado tem apresentado aumento do coeficiente de detecção durante o período e a faixa etária tem demonstrado que mulheres mais jovens estão se infectando com o HIV.

 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, no período de 2016 a 2019 houve o registro de três mil 376 casos de AIDS em adultos; no mesmo período 397 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV. 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.