Aumenta o número de famílias endividadas no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O percentual de famílias endividadas no país chegou a 66,7%, em fevereiro, contra 65,1% em igual mês de 2020. Este é o 3º aumento seguido, alcançando a maior proporção desde outubro.

É o que aponta a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta segunda-feira (08), pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Por outro lado, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu pelo 6º mês consecutivo, alcançando 24,5%, frente a 24,8% em janeiro. A proporção é a menor registrada desde fevereiro de 2020, quando ficou em 24,1%.

Apesar dessa queda, a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa CNC, explica que a proporção de famílias com dívidas tem crescido entre as que têm renda de mais de 10 salários mínimos mensais.

A pesquisa também apontou que, no mês avaliado, houve queda na proporção das famílias que utilizam o cartão de crédito como principal modalidade de compra. Essa parcela ficou em 80%, 0,5% menor na comparação com janeiro.

Em relação à capacidade de pagamento, entre as famílias endividadas, a parcela média da renda mensal comprometida caiu para 30,2 %. Além do cartão, dívidas com cheque pré-datado e crédito consignado foram as outras modalidades com avanço no mês de fevereiro.

Com base nos resultados, a Confederação Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor avalia que a atividade econômica deve ter desempenho negativo no 1º trimestre do ano, devido à pandemia.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.